RTM em: Rotas do Pablo – Peru e Bolívia

Rotas do Pablo Carvalho

1) Qual foi a melhor viagem que você já fez até agora?

BASE FACEA viagem mais incrível que fiz foi o roteiro Peru e Bolívia. Partindo de Cuzco através da Rota do Sol, parando em todos os interessantes e pequenos povoados como Raqchi, Ollantaytambo, Puno, até Ilha do Sol, na Bolívia. Para quem está disposto a montar o quebra cabeças da história da civilização Inca e seu rastro pela América do Sul e viver experiências inusitadas em lugares incrivelmente lindos, esse é um roteiro imperdível, fácil, econômico e inesquecível!

2) Qual foi a coisa mais legal que você fez / viu nessa viagem?

BASE FACENa Bolívia a Ilha do Sol é sem dúvida a grande atração do Lago Titikaka. Ela tem apenas 14Km2 e é a maior ilha do lago. Além de ser um grande museu a céu aberto com ruínas Incas, ela ainda hoje é habitada pelos índios Quechuas. A trilha que separa o atracadouro norte do sul da ilha é curta, cerca de 9km e, mesmo bem dispostos, a fizemos bem devagar! A cada elevado nossos olhos alcançavam belezas diferentes tanto em terra, quanto em mar, digo, lago. A todo momento é necessário relembrar que se trata de um lago, mesmo os olhos não alcançando a outra margem.
A sagrada Ilha do Sol se destacou para mim, pois possui um dos mais incríveis cenários com o mais lindo por do sol já presenciado pelos meus olhos. Com as cordilheiras nevadas ao fundo, inúmeras praias que o lago forma, diferentes cores que as adversas condições climáticas fazem virar um lugar incrível.

Guru-Lago-Titicaca_Ilha-do-Sol-Bolívia-Peru-3

3) Qual foi o maior perrengue que você passou?

BASE FACEComo chegamos na ilha quase a noite, e não tivemos tempo pra montar nosso estoque de comida, chegamos famintos tentando encontrar o que comer. Achamos! Foi-nos oferecido um jantar a la mama chola. Quando recebemos a nossa sopa de cabelo, percebemos que o cabelo era o menor dos problemas. O caldo vinha de uma panela que estava no chão e, vez ou outra alguém depositava alguma coisa. Mesmo sem restrição no ato de comer, tínhamos alguns amigos que em viagem por aqui anteciparam a volta por problemas gastrointestinais. Então, antes de entender do que se tratava aquele depósito de delícias, agradecemos e passamos a noite a procura daquela última barra de cereal perdida no fundo da mochila.

4) Uma super dica que você daria sobre essa viagem?

BASE FACEAlgumas lições aprendidas podem ser muito úteis para próximos viajantes, como: 

1) Não compre roundtrip, comece por Cuzco e volte por La Paz

2) Deixe para gastar com hospedagens na Bolívia – onde o real vale mais e onde você precisará estar mais atento a essas questões.

3) Para ir à Ilha do Sol, deixe suas grandes mochilas em Copacabana, afinal, serão poucos dias e você possivelmente percorrerá a pé todo o trecho entre o norte e o sul da ilha.

4) Em todas as regiões do Titikaka, por mais verão que esteja, prepara-se para o frio noturno, mas principalmente para o vento.

5) Se pudesse escolher qualquer lugar no mundo pra visitar, qual seria?

BASE FACECertamente escolheria o Butão.

6) Por quê?

BASE FACEEsse pequeno país budista asiático, cravado na cordilheira do Himalaia possui a maior floresta original do planeta. Os estrangeiros só puderam conhecer o país após 1974, cujos habitantes só tiveram acesso à TV a partir de 1998.
Para amantes de lugares secretos e escondidos como eu, Butão é um prato cheio. Existem dezenas de opções incríveis para desbravar montanhas virgens e comunidades. A Felicidade nesse país é tratada como questão de política pública e o governo se orgulha de sua população possuir o mais alto indicador de felicidade do planeta!

Guru-Butão-pais-felicidade-3

7) E porque ainda não foi?

BASE FACEDevido às restrições do governo, o custo dessa viagem pode ser bastante elevado além de ser necessário uma agenda de viagem bastante flexível para esperar pelas disponibilidades ofertadas pelo governo. Sim, esse é meu sonho de viagem!

Rotas do Pablo Carvalho 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s